Avaliação

Quanto vale seu imóvel?

Isso não é uma pergunta fácil por que tem inúmeros fatores influenciando estabelecimento de valor. Avaliação é coisa séria e pode trazer graves prejuízos, se não foi correta. O Imóvel não pode ser avaliado abaixo do mercado e nem acima do valor real, se não, pode ter graves consequências. Pode prorrogar liquidez do seu imóvel ou prejudicar partes em caso de divisão de património. Para estabelecer valor real do seu imóvel, contrata uma pessoa especializada que pode te ajudar com essa questão.

O que é PTAM?

PTAM  – Entende-se por Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica – o documento elaborado por profissional devidamente Corretor de Imóveis  devidamente registrado no COFECI (Conselho Federal do Corretor de Imóveis) e no CNAI ( Cadastro Nacional dos Avaliadores Imobiliárias), trata-se de um trabalho profissional, legal e reconhecido.

Este documento possui um numero, um selo, numerado controlado pelo CRECI, que da autenticidade e notoriedade ao documento. Ele poderá se usado para fins judiciais e para comprovação de valor de mercado de um imóvel, tanto para compra, venda, aluguel e fins administrativos.  

 

Entenda o que pode influenciar o valor do imóvel.

O valor de um imóvel é afetado por inúmeros fatores, tanto racionais, quanto emocionais. Mas alguns critérios se destacam para a formação do preço, como a localização, o tamanho, o estado de conservação, o acabamento interno, a área de lazer do condomínio ou quantidade de vaga de garagens são fatores mercadológicos que influenciam a oferta e a procura dos imóveis.

Muitas vezes dois apartamentos podem ser aparentemente muito semelhantes, mas alguns detalhes podem tornar seus preços muito distintos. “Às vezes, dois imóveis ficam em um mesmo bairro, na mesma rua, muitas vezes dentro do mesmo prédio, mas têm valores diferentes.”

Andares mais altos costumam ser mais caros, assim como apartamentos voltados para a face norte em regiões frias, uma vez que eles são mais ensolarados. E em uma mesma região, um prédio mais novo, com uma fachada mais atraente também poderá ter um preço maior do que um imóvel em um prédio antigo, mesmo que sua área seja maior.

Tabela de Honorários

http://www.crecisp.gov.br/documentos/tabela_honorarios.pdf